A Serigrafia também conhecida como silk-screen, é um tipo de impressão à base de estêncil. A tela, que é a matriz serigráfica é esticada em um quadro de madeira, alumínio ou aço. O processo de impressão consiste em vazar a tinta através da tela preparada. A matriz é gravada por fotosensibilidade.
São tintas totalmente distintas que não possuem muitas comparações. Desde as suas formulações até seus resultados finais, cada um a tem seu beneficio para a Serigrafia Têxtil. As Tintas a Base de Plastisol são compostos basicamente por resinas especiais de Policloreto de Vinila e plastificantes de diversos tipos, oferecendo uma solidez de quase 100% de partes não voláteis, alto brilho, elasticidade e flexibilidade, não seca ao ar ambiente, possui alto poder de cobertura, impermeabilização e principalmente possibilita a criação de efeitos especiais e diferenciados com 3D (alto relevo). Já as Tintas a Base de Água possuem um sólido baixo com uma média de 50% de partes não voláteis, resinas acrílicas, a maioria seca ao ar ambiente, oferece um toque mais seco e macio, possibilita maior respiração do tecido, além de oferecer diversos trabalhos diferenciados também.
Temos um laboratório de colorimetria para desenvolver qualquer tipo de cor. Trabalhamos com a escala de cores PANTONE ® (gráfica e têxtil), que é uma cartela de cores reconhecida mundialmente. Basta fornecer seu código PANTONE ® para desenvolvermos sua cor especial com todos nossos recursos, conhecimentos e tecnologia. Apenas necessitamos de um tempo maior para desenvolvimento, além de ser exigido também uma quantidade mínima de produção . Em casos urgentes, podemos passar uma breve formulação para que você mesmo possa desenvolver sua cor especial.
Provavelmente o tecido deve ser sintético e tingido com corante disperso. O tingimento do tecido com corantes dispersos não aguentam a alta temperatura que o Plastisol necessita para curar, assim o corante migra para a Tinta Plastisol. Para resolver você pode usar nosso Plastisol Primer Bloqueador (consulte o departamento técnico sobre seu procedimento). Caso não resolva a migração, também pode-se fazer uma lavagem redutiva do tecido para remover o excesso de corante disperso e evitar a migração. Uma outra solução é usar tinta base de água de secagem ao ar para que não haja calor sobre o tecido evitando a migração. Tome cuidado também quando a peça sai da estufa, pois o empilhamento pode também passar a migração do corante para a estampa do tecido de baixo.
Diversos fatores podem causar este problema, mas geralmente elas aparecem na primeira impressão devido a telas mal esticadas, rodos desgastados, mesas muito macias ou tecidos técnicos de baixa qualidade.
Pode ser por causa do encolhimento do tecido com a ação de uma fonte de calor, o excesso de temperatura na estufa ou a aplicação não foi toda expandida na mesa, assim expandido em excesso dentro da estufa.
O transfer a laser é o processo pelo qual a camada de poliéster presente no papel, derrete em contato com o calor da prensa e se solta do papel, transferindo-se para o produto. A impressão do papel transfer a laser deve ser feita com toner utilizando uma impressora a laser
A sublimação é um processos de impressão digital realizado diretamente em tecidos e outros materiais que vão desde papéis com fibra de celulose a até impressões em lonas e objetos de plásticos.
O ideal é nunca diluir qualquer Tinta Base de Água, pois os produtos são produzidos prontos para uso. Mas caso haja necessidade, pode-se adicionar uma solução de sulfato de amônia em pequenas quantidades para abaixar um pouco a viscosidade sem prejudicar o produto. O uso de água não é recomendado.
Existe o Retardador Gel Base Água. Usar na média de 5 a 10% sobre qualquer tinta base de água, evitando o entupimento da matriz. Caso não tenha este produto em mãos, pode-se usar 5% de uréia técnica ou aguarrás. Tome cuidado para não exceder esses produtos.
Tinta Vinílica. A Gênesis oferece uma linha vinílica de altíssima qualidade, com acabamento fosco ou brilhante, em diversas cores, alto rendimento e ótimo custo/benefício.
Tinta Seribrill. Indicado para produção de sacolas e outros matérias de polietileno. Lembre-se que é de extrema importância que as sacolas de polietileno estejam tratadas antes da aplicação da tinta Seribrill. Este tratamento é conhecido como tratamento corona (flambagem).
Para melhor qualidade de sua matriz, aconselhamos utilizar os tecidos técnicos de poliéster monofilamento. Esses tecidos são como uma linha de pesca (fio único), enquanto que os tecidos multifilamento são como um barbante (diversos fios entrelaçados), que com o tempo vão se abrindo e permitindo a penetração da tinta entre eles, causando entupimento da matriz. Atualmente existe uma variação muito grande de tecidos técnicos, tanto na sua tramação quanto no diâmetro do fio. Consulte sempre o nosso boletim técnico para saber qual o tecido mais indicado para cada tipo de produto.
Varia muito de acordo com a qualidade do fotolito em uso e a qualidade do tipo de lâmpada que vocês está usando. Mas a revelação geralmente leva em torno de 3 minutos..
Impressão fora de contato é uma técnica que permite que a matriz (tela) não fique em contato com a mesa de impressão, ou seja, o contato entre os dois apenas ocorre com a pressão do rodo durante a impressão, assim oferecendo alta qualidade na imagem da aplicação. Essa técnica é uma sugestão que oferecemos para melhor qualidade de seus resultados.
O Plastisol é um produto que só seca a ação de temperaturas elevadas e só começa a reagir a partir de 50 a 60%. A temperatura ambiente nunca entupirá a matriz (tela). Se deixar ela muito tempo parada na tela, pode vir a aumentar a sua viscosidade, dando impressão de entupimento, mas isso não ocorre.
Parcelamento Facilitado
Enviamos para Todo Brasil
Melhores Marcas
Até 3% para pagamentos a Vista